Carateristicas
Os Acoplamentos de Disco DIN.AL., pertencentes à série "GEL" são normalmente utilizados para a ligação de tacogeradores, codificadores, contactores, motores, instrumentos de medição e para cada aplicação onde é necessária uma velocidade de rotação constante nos quatro quadrantes e onde é necessária uma rigidez de torque absoluta, mesmo quando o acoplamento dos eixos não está perfeitamente alinhado.
Projectados de acordo com a norma DIN 740, estes acoplamentos podem suportar desalinhamentos angulares. Graças à sua construção inovadora, estes desalinhamentos não causam stress nos eixos ligados!
A sua construção especial e os materiais utilizados permitem a sua utilização a uma temperatura de -30 °C + 200 °C.
Materiais
A Série "GEL" é construída a partir de uma liga leve não magnética, que foi submetida a um processo galvânico anti corrosão. Esta é utilizada para os corpos e os cubos.
Os anéis de ligação, uma parte muito importante do acoplamento, têm de assegurar tanto a transmissão de torque como a elasticidade do sistema. Por este motivo, são feitos de uma liga especial de bronze.Rebites especiais asseguram a ligação dos anéis ao cubo e ao corpo. As cavilhas para bloquear a fixação dos eixos são em aço inoxidável E-42, para evitar a corrosão em qualquer parte do acoplamento.
Montagem
A grande capacidade dos acoplamentos de precisão faz com que a montagem seja fácil, mesmo para posições dificeis. A fixação dos cubos aos eixos das máquinas a serem ligadas, é normalmente feito com dois pernos em aço inoxidável DIN 916, que são montados numa posição de 90° em cada cubo, para o tipo marcado com a letra G.
Um outro tipo, marcado com a letra CG também está disponível; este tipo é fabricado com uma combinação de chaveta UNI 6604-69 e perno DIN 916. Na série GEL S, a fixação do cubo ao é feito com um sistema de autobloqueio especial patenteado.
Os furos dos cubos são fabricados de acordo com tolerância ISO H7. Para uma montagem correcta, é aconselhável fabricar os eixos a ligar de acordo com à tolerância ISO j6.
A fim de explorar o campo elástico dos acoplamentos da melhor maneira é necessário verificar o alinhamento dos eixos a ligar do equipamento, antes da montagem, para evitar desalinhamentos angulares e radiais na medida do possível.
Após a montagem verificar que não ocorre qualquer pressão anómala sobre os anéis de ligação, devido a um desalinhamento axial demasiado elevado. O valor máximo dos desalinhamentos angular, radial e axial são mostrados no quadro de características técnicas. É muito importante dizer que os valores mencionados não podem ser utilizar ao mesmo tempo.